Dia a Dia

Vereador Lucas se pronuncia sobre a falta de acessibilidade nas calçadas de Aracaju

Data de Publicação: 24 de Agosto de 2016

Foto -
Calçadas com obstáculos como: buracos, árvores, postes, degraus e totalmente sem acessibilidade para a população aracajuana foram os temas do pronunciamento do vereador Lucas Aribé (PSB), na manhã desta quarta-feira (24), na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). 

O parlamentar falou sobre um tema muito pouco abordado na Casa, mas de grande importância para a população sobre a questão das  calçadas. "Elas têm um valor para a cidade, assim como tem a rua onde trafegam os carros. Infelizmente, ao longo dos anos, diversos gestores municipais pensaram muito mais nas ruas e esqueceram das calçadas. A dinâmica em Aracaju é que o proprietário do imóvel construa a sua calçada a bel prazer,  por livre e espontânea vontade e não pensa que aquela calçada é de todos", avalia. 

Segundo Lucas, a calçada não tem dono, ela é feita para que  qualquer cidadão transite, mas o proprietário do imóvel, salvo exceções, não pensa na coletividade, pensa em fazer uma calçada bonita, com um piso diferente que atenda o seu gosto pessoal, mas precisamos entender que a calçada deve ser acessível e nivelada para que todos os cidadãos transitem com liberdade e segurança. A calçada não é minha, não é sua e não posso preparar uma calçada só para mim", explana.

Lucas comenta ainda que os gestores estão preocupados em asfaltar as ruas e não olham para as calçadas, onde passam os pedestres. Elas têm vários obstáculos como: buracos, árvores em local impróprio, postes, degraus, entre outros. A LBI traz no seu artigo 41 uma alteração fundamental ao Estatuto das Cidades, passando a obrigação da reforma, construção de calçadas e passeios públicos para o poder público", explica.

O vereador Aribé apresentou no início deste ano, um Projeto de Lei que só tem a ajudar gestão municipal para começar a fazer planos de rotas acessíveis. "Isso já está garantido na LBI determinando que os municípios façam esses planos, priorizando as zonas de maior circulação de pedestres que são áreas de escolas, equipamentos de saúde, lazer, esporte e cultura. Meu projeto diz que  a cada semestre, a prefeitura trace um plano emergencial de recuperação das calçadas e o tamanho dessa área é de apenas dois km de calçadas. Estou propondo dois km por semestre, quatro km por ano. É uma área muito pequena, então esse projeto pode ser aprimorado e ampliado", finaliza.

Assessora de Comunicação: Maraisa Figueiredo | Foto: Acrisio Siqueira

Descrição da Imagem: O vereador Lucas Aribé se pronunciando na tribuna da Câmara.