Fique Sabendo

LEI DAS COTAS PARA DEFICIENTES AINDA NÃO É GARANTIA DE EMPREGO

Data de Publicação: 28 de Junho de 2016

Foto -
Mesmo que a legislação assegure o direito de o deficiente assumir cargos em órgãos públicos, ainda falta clareza sobre a ordem das convocações dos aprovados nos concursos nos poderes públicos federal, estadual e municipal. A decisão de chamar o profissional da lista destinada à pessoa com deficiência, seja na segunda, na quinta ou na décima vaga, por exemplo, fica a cargo da administração de cada entidade ou da jurisprudência sobre esta questão.
Graças a esta brecha na lei, a advogada Carla Oliveira, embora tenha sido aprovada em primeiro lugar na chamada para deficientes, está correndo risco de perder seu cargo na Procuradoria do Recife. Em 23 de fevereiro, apenas 20 dias após sua nomeação, a Procuradoria foi informada de que existe uma ação para suspender a posse da advogada, alegando que ela não deveria ter sido convocada prioritariamente, na quinta vaga aberta, como aconteceu, e que este posto deveria ser destinado a candidatos da lista geral. Por isso, o futuro do cargo ocupado por Carla será definido em julgamento marcado para o próximo dia 3 de agosto.
“Muitas pessoas se opõem à existência de uma lista diferenciada para candidatos com deficiência e não aceitam que a convocação ocorra, como se o deficiente estivesse retirando uma vaga do profissional da ampla concorrência”, diz a advogada. Para Carla, a questão é grave também porque a iniciativa privada não abraça os profissionais com deficiência, havendo uma dificuldade ainda maior de empregabilidade no setor. “Uma vez resolvi enviar meu currículo para os principais escritórios de advocacia da cidade. Coloquei todas as minhas experiências e méritos e, mesmo com bom currículo, não recebi um único convite para entrevista. E ligo isto ao fato de ter me apresentado como deficiente”, completa.

Fonte:http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/havagas/2016/06/27/lei-das-cotas-para-deficientes-ainda-nao-e-garantia-de-emprego/

 

Descrição da Imagem: Um cadeirante sendo guiado por outra pessoa até o carro.